sábado, 31 de maio de 2008

Geraldo Simões ganha sobrevida

Deu em A Tarde.
O governador Jaques Wagner (PT) reagiu nesta sexta-feira, 30, à tentativa de fritura do secretário de Agricultura, Geraldo Simões, em entrevista exclusiva a A TARDE. “Quem demite e quem convida sou eu, conversas preliminares (sobre a composição do secretariado) postas na rua zeram as conversas. O casamento só se reza no altar”.

Leia mais.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Queda de Geraldo Simões: Jonas Paulo já jogou a toalha

Fonte: Política Livre.
Em conversa há pouco com o Política Livre, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, afirmou que é bem vinda a ampliação da base do governo na Assembléia e assegurou que o partido não terá diminuída sua participação na administração, mas observou “que quem mantém a equipe” é o governador Jaques Wagner.

Jonas referia-se às especulações, já consideradas em alguns setores como “fato concreto”, de que o secretário estadual de Agricultura, Geraldo Simões, estaria demissionário, porque a pasta teria sido prometida ao PR, numa negociação que se arrasta pelo menos desde o segundo semestre do ano passado.

“Quem nomeia e exonera é o governador e, como disse Geraldo, é bem vinda a ampliação da base do governo”, disse o presidente do PT, que, no partido republicano do senador César Borges, é encarado como o interlocutor com quem são tratadas as questões relativas à sucessão municipal.

Em outro campo, estaria o secretário estadual Rui Costa (Relações Institucionais), considerado responsável pelas articulações que envolvem a sustentação política da administração estadual.

Morena faceira

O PMN é a menina dos olhos do prefeito Newton Lima nesse momento.

O gestor luta para que seja aprovado na câmara de vereadores, um projeto que possibilita a criação de vários cargos de confiança, o famoso trenzinho da alegria.

Aproveitando a oportunidade, o PMN - morena faceira das ancas grossas - está negociando o apóio de sua bancada, pedindo em troca, o lugar de vice na chapa de Newton.

O presidente Carlos Massarolo e o vereador Jailson Nascimento disputam a indicação.

Que mulher linda! Não parece em nada com Massarolo, muito menos com Jailson. Lá ele!
É uma metáfora gente!

Massarolo quer ser o vice

Estava tudo certo para o acordo entre o prefeito Newton e Marão, eis que surge de repente o presidente do PMN, Carlos Massarolo:

"Eu apoiava a candidatura de Marão. Já que ele não será candidato, quero ser o vice de Newton ".

Aí melou!

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Você de novo?

Segundo fontes palacianas, Magno Lavigne (presidente do PSB de Ilhéus) busca a todo custo, a nomeação para a secretária de indústria e comércio, antes ocupada por Gentil Pires.

O Blog do Gusmão duvida que ele esteja disposto a um novo desgaste, a uma nova recusa.

Geraldo pode cair.

Geraldo Simões, "a mais expressiva e importante liderança petista do sul da Bahia", pelo que parece, deixará a SEAGRI.

O provável substituto, tudo indica, será o ex-deputado estadual Pedro Alcântara do PR.

O governador tem atraído carlistas históricos para a sua tenda. A principal liderança do PR no estado é o ex-governador e atual senador César Borges.

O mesmo que nas eleições municipais de 2000, pediu ao eleitorado itabunense que não votasse no PT (do candidato Geraldo Simões) através da célebre frase: "água e óleo não se misturam".

Resta saber se Jaques Wagner, dessa vez, abrirá mão do óleo para beber um pouco de água, e quem sabe, dividi-la com o ministro Geddel (o mais sedento).

Desfecho nos próximos dias

MEU QUERIDO TIMÃO!!!!!

Estamos na final da copa do Brasil.
O SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA é estupendo.

Quando todos pensam que ele está em baixa, do nada, cresce e resurge maravilhosamente como o verdadeiro CAMPEÃO DOS CAMPÕES.

São trinta milhões de apaixonados em coro:
Eu nunca vou te abandonar.
Porque eu te amo.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Marão não quer dar entrevista

Entramos em contato com a assessoria do médico Mário Alexandre, com o objetivo de marcar um bate-papo, onde o pré-candidato - a vice - teria condições de esclarecer a provável união com o prefeito Newton Lima.

Segundo seu assessor e "despertador humano" Fábio Magal, nesse momento ele não deseja ser entrevistado pelo Blog do Gusmão.

O carismático ortopedista está no seu direito. Mesmo assim, essa recusa nos parece estranha, pois há cerca de 60 dias, o mesmo mandou um recado solicitando uma entrevista. Na época, consideramos que não seria interessante, já que não renderia nenhum fato novo, pois o requerente repetia nas rádios da cidade o mesmo discurso: "Serei candidato a prefeito".

Agora que publicamos como certa sua aliança com o prefeito, o nosso amigo Marão não quer falar.

Porque será?


Marão e seu despertador Magal, mais do que assessor, filho quase adotivo.

Casa dos Artistas oferece oficinas em escolas públicas

A Casa dos Artistas de Ilhéus iniciou, nessa segunda-feira (26), o projeto “Fazendo Arte na Escola”, que oferecerá oficinas artísticas para alunos de escolas públicas. A primeira instituição de ensino contemplada foi o Colégio São Sebastião, onde foram apresentados trechos de “O Contador de Histórias Grapiúnas” para alunos do Ensino Médio.

Após a encenação do monólogo com o ator José Delmo, foi aberto espaço para que os alunos falassem das suas impressões e de quais oficinas gostariam que fossem oferecidas. O diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa, explicou que a idéia do projeto “Fazendo Arte na Escola” é estimular o gosto pela arte entre os alunos. “Queremos instigá-los a terem mais contato com o universo artístico, aliando seus interesses ao que podemos oferecer, sejam oficinas de teatro, dança, música ou literatura”, declarou.

Leia mais.

ASCOM - Casa dos Artistas.

Caetano Veloso, três travestis e Ronaldo

Fonte: Blog do Duda.

Caetano Veloso nesse vídeo fala com serenidade sobre o caso Ronaldo. Sem preconceitos, o poeta baiano indica com muita sutileza como todos nós deveríamos encarar o acontecimento.



domingo, 25 de maio de 2008

Participe da nova enquete

O Blog do Gusmão quer saber sua opinião sobre a provável aliança entre o prefeito Newton Lima e a deputada estadual Ângela Sousa.

Vote na enquete ao lado.

sábado, 24 de maio de 2008

Quase certo: Marão será vice de Newton


Está quase certo. O médico Mário Alexandre - filho da deputada Ângela Sousa - provavelmente será candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito Newton Lima.

Os termos do acordo já foram devidamente explicitados. A exigência principal do grupo da deputada é o apoio incondicional e exclusivo para as eleições de 2010, quando Dona Ângela tentará a reeleição.

A parlamentar decidiu não seguir os conselhos do secretário de relações institucionais da Bahia, Rui Costa, que há meses vinha tentando um acordo, visando unir no mesmo palanque a deputada e o Dr. Ruy Carvalho.

Desculpa apresentada: "o PT é ruim de conversa", ou seja, não aceitou ceder o número de secretarias que foi pedido, e também, não pactuou o apoio para 2010.

Do outro lado, o prefeito Newton Lima, que agia com prudência evitando negociar secretarias com partidos pequenos, abriu completamente a guarda para os desejos ávidos do PSDB, e praticamente confirmou o acordo.

Segundo informações que vieram do palácio Paranaguá, funções importantes do governo municipal poderão ser preenchidas por integrantes do grupo da deputada, na próxima semana.

"Angelistas" que ocupam cargos no governo estadual, temem que essa aliança abale as relações com o Palácio de Ondina. Algumas "boquinhas" poderão ir para o espaço.

Só a interferência do governador Wagner poderá impedir essa união.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Do celular: cidadania zero

Rua conselheiro Dantas, centro de Ilhéus, hoje as 10:30H. A calçada virou cama. Cena comum, que passa despercebida pelos olhos da maioria.
Não consigo me acostumar com isso. Infelizmente, não pude fazer nada.






quinta-feira, 22 de maio de 2008

O futuro de Marão

Por mais que ele afirme o contrário, não há como negar, a pré-candidatura do médico Mário Alexandre a prefeitura de Ilhéus não é pra valer. Faz parte de uma estratégia para garantir a reeleição da deputada em 2010.

Apesar do grande carisma, o nome de Marão não cresceu nas pesquisas. O grupo de Dona Ângela sinaliza que procura uma saída à altura, onde o ideal seria compor uma chapa - tendo Marão na vice - com grandes chances de vencer as eleições. A pretensão é garantir um importante espaço na administração municipal, para viabilizar a permanência da deputada no legislativo baiano.

O Blog do Gusmão tem grande admiração por Marão (excelente ortopedista), e espera que ele faça a opção correta, pois sua mãe faz um grande mandato. As reivindicações da parlamentar estão sendo atendidas - dentro do possível - pelo governo Wagner. Resta a ele reconhecer esse momento, e seguir acompanhado daqueles que não fazem promessas vãs, e por isso mesmo, são mais confiáveis.

A dança dos partidos

O mês de junho será intenso para os bastidores da política. Em Ilhéus a dança dos partidos promete pegar fogo. O jogo das alianças é o assunto principal em todas as rodas.

Tem partido que pela manhã toma café com o prefeito Newton Lima, a tarde almoça com o PT, e à noite, bem escondidinho, janta com o ex-prefeito Jabes Ribeiro.

Nessa dinâmica de interesses pessoais, vale a melhor oferta, ou seja, secretarias, cargos e funções que ofereçam bons salários.

Dá pra notar que alguns dirigentes partidários estão saindo frustrados das reuniões. Tanto Newton Lima como Dr. Ruy Carvalho estão evitando firmar compromissos relacionados a secretarias. No caso do ex-prefeito, não há esse problema, tudo é possível e pode ser acordado, o problema é que ninguém confia.

Essa frase simboliza bem a postura de alguns partidos: "quem eu quero não me quer (tão bem), e quem me quer, mandei embora".

Sendo assim, como diz o axioma - peço licença a Maltês de Athayde, antes, o único que usava essa palavra - tem gente mais perdida do que cego em tiroteio.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Uma aposta interessante

O futuro de Ilhéus vale uma caixa de cerveja.

Fábio Magal assessor de Marão (e quase seu filho adotivo) e Tutuca do PT fizeram uma aposta sobre o provável candidato a vice-prefeito na chapa de Dr. Ruy Carvalho.

Magal afirmou que o vice não será seu pai Marão. Tutuca acha que sim, e o desafiou para uma aposta, valendo uma caixa de Skol - a predileta do petista.

Este blogueiro ficou meio encabulado, pois Magal é o principal assessor de Mário Alexandre. É seu mister acordá-lo todas as manhãs para o corre-corre da política. Sendo assim, não há dúvida, esse "despertador" humano tem acesso a informações privilegiadas.

Vamos aguardar o final dessa novela, enquanto isso, a cerveja está gelando.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Cada macaco em seu galho

O secretário de agricultura da Bahia demonstra estar muito chateado com Dr. Ruy (prefeiturável do PT em Ilhéus).

Geraldo Simões ainda não engoliu a solidariedade do companheiro de partido ao ministro Geddel, no lançamento do PAC do cacau, ocasião em que seus simpatizantes vaiaram o líder do PMDB.

"Minha pedinha" só consegue enxergar a política através da ótica dos seus interesses. Por isso, demonstrou aborrecimento quando ficou sabendo que a cerimônia de lançamento do PAC seria em Ilhéus, ao invés de Itabuna. Mesmo assim, sem pensar nas consequências, armou aquele circo, prejudicando consideravelmente a quase consagrada união entre o PT e o PMDB ilheenses.

Agora, como vingança, tenta a todo custo minar a campanha de Ruy, dando conselhos ao governador Wagner, para que apóie o prefeito Newton Lima, afim de evitar uma suposta aproximação do gestor ilheense com o seu desafeto Geddel.

O Blog do Gusmão, de maneira humilde e simplória, consciente da sua insignificância - jamais teremos perante Geraldo a importância que possui o jornal A Região e o seu editor - sugere ao secretário que se preocupe com capitão Fábio, seu oponente, atualmente à frente de Juçara Feitosa em todas as pesquisas.

Esqueça a política ilheense. A partir de agora faremos de conta que moradores do Nossa Senhora da Vitória, enraivecidos com Geddel - padrinho do ex-prefeito Valderico - fizeram questão de vaiá-lo.

Esqueçamos tudo! Até mesmo as imagens gravadas em celular, de uma senhora importante, que em plena área vip, fazia questão de chamar o ministro de: " ladrão, ladrão".

Bandeira branca Geraldo!

Cada macaco em seu galho.

domingo, 18 de maio de 2008

Entrevista de Marina Silva ao Estadão

''Atuação foi pífia neste mandato''

João Domingos.

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva diz que deixa o governo motivada para fazer o que não pôde fazer. Ela repete que decidiu sair para dar uma sacudida na política ambiental. E faz uma autocrítica com relação ao segundo mandato do presidente Lula. Acha que, se fosse considerada a média do que se produziu nestes um ano e cinco meses, o resultado ao fim de 2010 "seria pífio".

"Nosso desempenho nos primeiros quatro anos de governo foi fantástico. É algo que tem de ser recuperado e eu não podia mais fazer. É preciso continuar no ritmo em que começamos." Ela, que reassumirá o mandato de senadora depois do feriado, avisa que, se a política ambiental piorar, não hesitará em usar a tribuna, "o diálogo e a capacidade de interagir que um senador tem com os ministros e o presidente".

Marina admite que a entrada das hidrelétricas na Amazônia é um processo irreversível, já que é a maior bacia hidrográfica do País. Para ela, a demora nas licenças das usinas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, serviu de aprendizado. Nesse sentido, prevê que não haverá problemas com a de Belo Monte, no Rio Xingu.

Ela planeja dizer a seu substituto, Carlos Minc, que não é necessário mudar as regras para a concessão de licença ambiental. Considera que elas são suficientes e que hoje é possível fazer uma concessão em até seis meses, como no caso da Usina de São Salvador, no Tocantins.

Se a entrada das hidrelétricas na Amazônia é irreversível, por que não fazer logo as exigências necessárias, em vez de protelar a concessão de licenças, como aconteceu com Jirau e Santo Antônio?

O licenciamento levou dois anos, mas foi dado. Aprendemos demais com o processo. No governo a discussão envolvia Casa Civil, Integração Nacional, Minas e Energia, Meio Ambiente e Transportes. Não era discussão sobre filigranas. Por exemplo, a turbina prevista era uma tradicional, que faria com que o lago tivesse extensão oito vezes maior. Nas discussões foi sugerido, e decidido, o uso de turbinas de bulbo. Com a tradicional, haveria um septo na frente, de mais de 16 metros de altura, para protegê-la dos sedimentos, porque o Rio Madeira é o terceiro que mais carrega sedimentos no mundo. Com isso, as larvas dos peixes, os tais grandes bagres que me deram a alcunha de ministra dos bagres, ficariam retidas com os sedimentos. Teríamos também o problema de deposição de mercúrio. Segundo estudos, em 10 anos o lago estaria assoreado. Era ou não relevante diminuir o lago, resolver o problema dos peixes, do mercúrio, da malária? Estas questões levaram aos debates. E o bom foi que percebemos que havia resposta técnica para tudo. E o determinante do ponto de vista político e ético foi que faríamos o empreendimento, mas resolvendo o problema do mercúrio, dos sedimentos, dos bagres e da malária. E o licenciamento não foi contestado na Justiça ao ser concedido porque foi feito com capacidade técnica, com cláusulas condicionantes.

Que empreendimento terá dificuldade para ter a licença ambiental?

Angra 3 terá muita dificuldade.

Leia mais.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Vaias a Geddel continuam repercutindo

As vaias dirigidas ao ministro Geddel Vieira Lima, por pessoas de Canavieiras que protestavam contra a Resex, e principalmente, por simpatizantes de Geraldo Simões, ainda estão rendendo.

O vídeo publicado pelo Blog do Gusmão já acumula quase mil acessos, em uma semana.

Blogs de outras cidades, como o Pimenta na Muqueca (nosso parceiro do eixo Ilhéus - Itabuna), e o blog do Marcelo de Vitória da Conquista, também publicaram as imagens.

O desagrado a Geddel trouxe problemas para "minha pedinha". O governador Wagner ficou muito aborrecido, e segundo informações, questionou seu subordinado:

"Geraldo o que é isso? O que é isso?"

Ele respondeu:

"Governador eu não tenho culpa, culpado é Geddel que se mete em tudo"

Veja o video.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Possível racha no PMDB de Ilhéus

Rúbia Carvalho e o médico Antônio Rabat ameaçam sair do PMDB, caso o grupo do deputado federal Raimundo Veloso decida apoiar o ex-prefeito Jabes Ribeiro na sucessão municipal.

Por já terem sofrido na pele, os efeitos das habituais puxadas de tapete de Jabes, as duas personalidades peemedebistas não confiam no candidato do PP.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Telefone ocupado ou na caixa

Magno Lavigne (presidente do PSB-Ilhéus) demonstra estar incomodado com as notas que publicamos, sobre o difícil relacionamento do seu partido com o prefeito Newton Lima.

Infelizmente - para o dirigente socialista - as informações continuam chegando. Cabe a nós checar com cuidado - prática constante do Blog do Gusmão - e postar para os nossos queridos visitantes.

Porque será que o prefeito Newton Lima não atende as ligações do presidente do seu partido? Segundo as fontes, quando acorda mal humorado, nem São Jorge consegue fazer o gestor atender o celular, quando percebe que Magno está do outro lado.

Porque será?

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Senador bobinho denuncia ONG que nunca existiu

O senador Heráclito Fortes (DEM - Piauí) comeu uma farofa inacreditável. Denunciou a existência de uma ONG chamada "Amigos de Plutão".

O denunciante agiu baseado em uma piada do jornalista Carlos Chagas, no jornal Tribuna da Imprensa.

Veja o vídeo.

domingo, 11 de maio de 2008

De Portugal para o Blog do Gusmão

Luisaldo Barreto, um ilheense que está na terra lusitana, escreveu esse e-mail.

Gusmão.
Muito, muito obrigado pela sua atenção.(assistir ao video e ti juro q emocionou me, pois vi nas palavras de Lula : UMA ESPERANÇA)
Como Filho e Amante da nossa querida região grapiuna (Ilheus), fico como cidadão com muita esperança de vê la resugir das cinzas.
Pois vejo q o unico caminho eh mesmo a agricultura, pois por mais esforço q tenhamos, o Turismo nunca disparou.
Penso que nosso amigo Dr. Ruy vai está no momento certo como Gestor de nossa ILheus. Torcendo Por ELE.
Qt a mim. O principal motivo de emigrar para Portugal, foi justamente a falta de cacau. pois trabalhei numa Agencia de Navegação durante vinte anos de minha vida, começando ainda como Office Boy aos meus quinze anos de idade (exportando cacau como agente de Navios)minha infancia foi no POrto de ILheus,, e tive q mudar toda minha vida, deixando para trás minha familia, meus amigos, minha Ilheus, minha vida. (aa sete anos aki na europa)
Mas estamos vivvos e qt houver vida ha esperança.
Um grande abraço. Fica bem, Fica com DEUS.

Veja o discurso do presidente Lula no lançamento do PAC do cacau

O carisma de Lula é contagiante. Seus pronunciamentos empolgam, pois ele fala a língua das pessoas simples. É daí que surge a identificação do público com o presidente "que também é povo".

Ele quebrou um paradigma. Antes, discursos muito bem bolados, baseados pura e simplesmente na retórica, sofismas e tiradas de efeito, faziam sucesso. Com Lula esses requisitos perderam importância. O que vale é a linguagem direta, baseada na realidade simples dos cidadãos.

Citações literárias e demonstrações inequívocas do saber profundo cederam espaço para relatos do dia-a-dia de cada um, nas suas tristezas e alegrias.

Atendendo ao pedido do Sr. Luisaldo (internauta grapiúna que está em Portugal, e visitante assíduo do Blog do Gusmão), decidimos postar na íntegra o discurso do presidente, na praça Dom Eduardo, na última sexta-feira, dia 09/05.

Clique em play, aguarde um momento, e veja.

Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui.

Foto: www.catucadas.blogspot.com



sábado, 10 de maio de 2008

Pessoas contrárias a RESEX também vaiaram Geddel

As vaias ao ministro Geddel não foram "uivadas" apenas por simpatizantes de Geraldo Simões.

Moradores de Canavieiras, que aproveitaram o lançamento do PAC do cacau, para protestar contra a reserva extrativista implantada no município, também fizeram coro nos desagrados ao cacique peemedebista.

O Blog do Gusmão viu essas pessoas saudarem o prefeito de "Canes", Zairo Loureiro, com diversos aplausos, quando perceberam que ele havia chegado na área vip, em frente ao palco.

O principal oponente de Zairo nas próximas eleições, provavelmente será o ex-prefeito Almir Melo, filiado ao PMDB, partido do ministro vaiado.

Dr. Ruy explicou ao ministro

"Geddel, o povo de Ilhéus gosta de você, não temos nada a ver com isso"

Frase do Dr. Ruy Carvalho, ontem, no final da cerimônia que lançou o PAC do cacau, deixando claro que as vaias não partiram dos militantes do PT de Ilhéus.

Foto: Marcos Nascimento.

Simpatizantes de Geraldo Simões prejudicam lançamento do PAC do cacau.

Ficou feio pra Geraldo Simões, muito feio. Pessoas ligadas ao secretário de agricultura da Bahia, que aos montes vieram de Itabuna, por várias vezes vaiaram o ministro da integração nacional Geddel Vieira Lima, durante o lançamento do PAC do cacau, ontem na praça Dom Eduardo.

Os "uivos" - assim chamou Geddel - geraram desconforto e causaram irritação no presidente Lula e no governador Jaques Wagner.

Segundo informações que chegaram ao Blog do Gusmão, Wagner reclamou com o seu secretário:

"O que é isso Geraldo? O que é isso?"

Vejo o vídeo e tire suas próprias conclusões.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Blog do Gusmão fará cobertura especial da visita de Lula a Ilhéus

Estamos credenciados. Fique atento ao nosso blog. Vamos entrevistar algumas autoridades e produziremos uma reportagem com o resumo do evento.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Novo Improviso, Oxente! aborda projeto do Porto Sul

Ascom - Casa dos Artistas.

A nova edição do projeto Improviso, Oxente! estreou na última quarta-feira (7), tendo como assunto geral deste bimestre o projeto do Porto Sul. Começando mais cedo, às 19 horas, a iniciativa da Casa dos Artistas teve como convidados o diretor do Instituto Floresta Viva e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Rui Rocha, e o grupo Palha Assada.

As discussões do último Improviso, Oxente! foram mediadas pelo professor Ramayana Vargens e o assunto da noite foi “O que está por trás do projeto do Porto Sul. Na ocasião, Rui Rocha, que também lidera o movimento ambientalista que questiona os impactos do empreendimento do Governo Estadual, explicou o que é o projeto. “O novo Porto, cuja área desapropriada para sua construção fica no povoado de Ponta da Tulha, estará integrado à ferrovia Oeste-leste e ao aeroporto Internacional”, disse.

De acordo com o ambientalista, o Governo do Estado anuncia o Porto Sul como uma ferramenta para escoar a produção de minério, grãos e biocombustíveis produzidos na região oeste. “O local apontado possui cerca de 18 mil hectares, está numa área de proteção ambiental, com restingas e manguezais. Por isso precisamos questionar se vale a pena pôr em risco o nosso patrimônio natural”, declarou.

Fabrício KC, ombudsman do Blog do Gusmão

Um primeiro comentário.
Aceitando o convite para atuar como ombudsman do Blog do Gusmão, escrevo, com algum atraso, o primeiro comentário como tal. A idéia é publicar os comentários semanalmente.

O Blog do Gusmão tem alcançado gradativamente uma posição importante como veículo de comunicação alternativo em Ilhéus e em toda a região, oferecendo informação nos diversos formatos possibilitados pela internet: rádio, TV e texto. São pautas constantes no Blog a conjuntura política ilheense, a busca do debate e de esclarecimento sobre grandes questões que envolvem a Região (como o projeto Porto Sul), o fundamental contraponto a ‘grande imprensa’ regional, como denota o post do dia 28 de abril intitulado‘A burrice está na mesa, quem quiser, basta se servir’, e o espaço dedicado a cultura regional, com divulgação das programações culturais e entrevistas relevantes com artistas como Fábio Lago.

Sente-se, contudo, uma visão menos incentivadora com relação ao esporte regional como faz notar o pequeno post (Cavalos paraguaios, 5 de maio) em homenagem ao time campeão Colo-Colo de Ilhéus, desdenhando com bom humor dos times do Itabuna e do Conquista que sucumbiram aos dois maiores clubes baianos depois de um valorosamente disputado quadrangular final do Baianão. O post em si é válido, mas não seria a ocasião de, também, avaliar o futebol regional? De questionar em que medida houve um real crescimento do futebol do interior ou uma decadência dos clubes da capital? E também de dar voz aqueles, entre jogadores e dirigentes, que levaram para os estádios de Itabuna e Conquista milhares de confiantes torcedores?

No mais, cabe ao Blog evitar suposições desnecessárias como o post que indica a publicação de uma ‘lista que identifica pessoas que - supostamente - foram traídas pelo ex-prefeito Jabes Ribeiro’ (Jabes, o traíra, 5 de maio). O assunto não é irrelevante, claro, se tratado com o mesmo cuidado habitual do Blog do Gusmão.

Fabrício Kc
fabriciokc.wordpress.com

Vila Nova: um flamenguista enjoado

O Flamengo na noite de ontem deu vexame, não resta dúvida. Na despedida de Joel, o clube da Gávea aprontou um papelão, tomou de 3 do América do México e foi eliminado da libertadores.

Muitos flamenguistas são enjoados, querem sempre estar por cima, mesmo nas mais humilhantes derrotas.

Veja o que disse o meu amigo Vila Nova:

" Perder pro América do México é melhor do que ganhar do Corinthians de Alagoas", referindo-se também, a vitória do Vasco, ontem, na Copa do Brasil.

O inteligente comunicador, na ânsia de justificar sua imensa tristeza, talvez não saiba que o América anda capengando no campeonato mexicano, de fevereiro pra cá, só ganhou uma partida, duas com a de ontem.

Chora Vila!!! Chora!!!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Rádio Gusmão: Wagner fala sobre visita de Lula a Ilhéus

Clique em play, aguarde um momento, e ouça.
Fonte: Agecom.

Click here to get your own player.

Lançamento do PAC do cacau será ao lado da Catedral

O cerimonial da presidência da república definiu o local onde será lançado o PAC do cacau. Será na praça Dom Eduardo, ao lado da Catedral de São Sebastião.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Newton quer voltar pro PMDB 2

O Blog do Gusmão recebeu alguns e-mails contestando a informação de que Newton Lima tem vontade de retornar ao PMDB, caso vença as eleições.

O Tribunal Superior Eleitoral estendeu a fidelidade partidária aos ocupantes de cargos majoritários, sendo assim, tal atitude seria uma aventura muito perigosa, pois o prefeito poderia perder o hipotético mandato.

Procuramos um especialista, segundo ele: “a decisão do TSE estabelece aos infiéis o amplo direito de defesa. Poderão alegar perseguição política e descumprimento do partido de seu programa".

Por mais que essa informação dê margem a contestações contundentes, fontes diversas afirmam que Newton Lima não se sente à vontade no PSB, e por isso, externou a Lúcio Vieira Lima o desejo de voltar.

No momento que explicitou o seu anseio, talvez, o atual gestor carecesse de informações mais aprofundadas sobre a legislação eleitoral (isso aí seria uma outra estória). Nesse caso, prevalece o fato dos informantes confirmarem com todas as letras a frase dita pelo prefeito: "quero voltar pro PMDB".

Visita de Lula adia obras na ponte

O prefeito Newton Lima solicitou ao diretor do Derba que adiasse a interdição parcial da ponte Ilhéus-Pontal, para que não prejudicasse a visita do presidente Lula no próximo dia 09, sexta-feira.

Emissários do governo federal, que estão organizando o evento, pediram à prefeitura que possibilitasse o acesso preferencial da comitiva presidencial.

Diante do caos, e do grande engarrafamento que tumultuou o centro e a zona sul ontem, o gestor achou melhor pedir a paralisação do serviço.

Na próxima segunda-feira as obras serão reiniciadas.

Informações colhidas na edição de hoje do programa Alerta Geral, rádio Santa Cruz.

Bomba: Newton quer voltar pro PMDB

Informações passadas ao Blog do Gusmão afirmam que Newton Lima tem a pretensão de voltar ao PMDB, caso vença as próximas eleições.

O prefeito sonha com o retorno, e tudo já está mais ou menos acertado com o presidente do partido na Bahia, Lúcio Vieira Lima.

O problema é que o ministro Gedel resiste. O cacique peemedebista não esquece a ocasião quando estourou o caso "mensalinho". Ozéias Gomes, Jorge Viana e Newton Lima firmaram compromisso com ele, para tentar derrubar Valderico, na última hora, o vice-prefeito traiu o acordo, permanecendo fiel ao seu companheiro de chapa.

Segundo a fonte, Gedel avisou a Lídice (líder do PSB na Bahia, atual partido do prefeito) sobre as intenções do seu ex-aliado. A deputada socialista não ficou nada satisfeita.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Cavalos paraguaios

Não é todo dia que nasce um time campeão.
Pra ganhar de Bahia e Vitória não basta ser cavalo, muito menos bode ou dragão.
Tem que ser Tigre!

Jabes, o traíra

O blog Negro Damião publicou uma lista onde identifica pessoas que - supostamente - foram traídas pelo ex-prefeito Jabes Ribeiro. Dê uma olhada, o seu nome pode estar lá.

Clique aqui.

Noiva traída

" O PSB de Ilhéus é uma noiva traída, porém, ajuizada. Ruim com Newton, pior sem ele"

Alisson Mendonça (vereador do PT e presidente da câmara de vereadores de Ilhéus).

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Dr. Ruy acionou a metralhadora

" Newton não tem estofo político para administrar a cidade "

" O atual secretário de saúde não tem nenhum entendimento sobre a área, coitado, está sendo queimado "

" Newton, assuma a cadeira de prefeito com plenitude, preencha o cargo de secretário de saúde com alguém que tenha competência e compromisso. O que está acontecendo com a saúde é uma vergonha, está tudo parado "

" O hospital Regional é o único lugar que o povo de Ilhéus encontra médico "

" O município recebe o dinheiro da saúde, mesmo assim, nada funciona nessa cidade "

Entrevista gravada no estúdio da rádio Santa Cruz (AM 1090 Khz), concedida a Vila Nova no programa O Tabuleiro.

Vale a pena assistir! Clique em play, aguarde um instante e veja.

Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui.


Guerreiros meninos

Meninos gostam de brincar de guerreiros. Só que às vezes, a brincadeira pode machucar.

O maior - meu sobrinho Robert - lesionou a mão jogando baba na escola.

O menor - meu filho João Gustavo - levou cinco pontos na boca, por ter caído na rua.

Não resta dúvida, os dois vieram da guerra.

Como diz meu mestre Tiro Seco:

"Soldados Campelo e Campado."

Um monstro marinho nas praias da Bahia

ESTADO DE SÃO PAULO, 30 de abril de 2008.

O Porto Sul pegou os baianos de surpresa, como os monstros marinhos de antigamente. Saiu do nada, no dia 31 de dezembro, embrulhado numa licitação que entregava à estatal Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., do Ministério dos Transportes, os estudos de uma ferrovia ligando ao Oceano Atlântico a sertaneja Caetité, a 757 quilômetros de Salvador.

Caetité, que até agora viveu de boi, urânio e manganês, foi promovida a exportadora de minério de ferro para alimentar recordes chineses de desenvolvimento insustentável. E a escolhida para pagar por isso foi Itacaré, melhor endereço turístico do litoral baiano.

O projeto chega esbanjando fôlego. Está montado em R$ 4 bilhões. É uma Parceria Público-Privada. Tem na fachada a Bahia Mineração Ltda. Embaixo, 300 milhões de toneladas de minério. E, na retaguarda, a sombra incomensurável de Hash Lakshmi Mitall, uma espécie de Eike Batista indiano, elevado à potência de US$ 50 bilhões. A infra-estrutura fica por conta do governo. E ela implica, fora a estrada de ferro, uma plataforma de embarque avançando mais de um quilômetro mar adentro e um novo aeroporto. Sua construção ameaça despertar do sono histórico os manguezais da região com uma usina de pelotização - que, sozinha, bastaria para garantir toda a poeira necessária para filtrar o sol dos hóspedes em hotéis cinco estrelas a mais de 20 quilômetros de distância.

Leia mais.

O líder está de cara nova

O Pimenta na Muqueca, o blog mais acessado do interior da Bahia, agora tem o seu endereço próprio:
www.pimentanamuqueca.com.br

Vele a pena conferir as novidades do nosso querido parceiro.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Carlinhos Freitas e o herbicida

O secretário de serviços urbanos Carlinhos Freitas tem feito um bom trabalho. A cidade está sendo tratada com carinho, por isso, o parabenizamos.

Advertimos que muito zelo pode gerar excessos, como por exemplo, o uso de herbicida nos meios-fios para evitar o crescimento do mato.

Funcionários da prefeitura estão usando esse perigoso produto químico, que, se não for utilizado com bastante critério, pode causar contaminação ambiental e afetar a saúde das pessoas.

Um visitante do Blog do Gusmão relatou que o seu jardim - muito bem cuidado - foi contaminado. Ao reclamar com a pessoa que estava aplicando, recebeu a seguinte resposta:

"Foi o secretário que mandou botar".

Pedimos a Carlinhos que oriente melhor seus subordinados.

Casa dos Artistas de Ilhéus lança programação de maio e junho

A programação dos meses de maio e junho da Casa dos Artistas de Ilhéus está repleta de novidades. O lançamento das atrações será neste sábado (3), às 20 horas, com o espetáculo Cálix Bento, do grupo residente Improviso Nordestino. O diretor do espaço cultural, Romualdo Lisboa, disse estar bastante animado com a nova programação. “Há uma grande variedade de atrações para todos os tipos de público”, afirmou.

Entre os espetáculos que marcarão presença na programação de maio e junho da Casa dos Artistas estão os dos grupos residentes: Auto do Boi da Cara Preta, da Companhia Boi da Cara Preta, além de O Contador de Histórias Grapiúnas, Ita – um tupinambá em busca do manto sagrado , Teodorico Majestade- as últimas horas de um prefeito, Pega pá capa, do Teatro Popular de Ilhéus.
Leia mais.

Espaço sindical para o SINTSEF-BA

Caro Gusmão:

A respeito da matéria veiculada em seu conceituado Blog, intitulada: 'AS TRAPALHADAS DO PT', gostaria de esclarecer que, os comentários ali contidos são frutos de uma opinião própria emitida pelo colega Menezes, e, afirmar não ser aquela a opinião da Diretoria executiva de SINTSEF-BA, uma vez que o sindicato não dá palpite em questões que dizem respeito a partidos, embora respeite as posições de cada um quanto a sua opção partidária.

Certo ter contribuído para esclarecer os fatos e dirimir dúvidas, agradeço em nome da diretoria plena do SINTSEF-BA pela qual estou autorizado a falar.

Cordialmente;

Givaldo Santos
Coordenador de Administração do SINTSEF na Bahia