sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Reforma administrativa desagrada partidários e aliados de Newton Lima

Os aliados do prefeito Newton Lima estão desapontados com o projeto de reforma administrativa enviado à câmara de vereadores.

A iniciativa do executivo municipal prevê uma redução drástica no número de cargos de confiança, o que coloca em cheque, a pretensão de muitos, de lotar a máquina pública com as famigeradas indicações de apaniguados.

O vereador Alcides Kruchevski, em círculos quase recônditos, não consegue esconder a frustração, pois será o mais prejudicado caso o corte de funções saia do papel. Fontes palacianas informaram a este blogueiro, que aproximadamente quarenta cargos são ocupados por pessoas ligadas ao parlamentar socialista.

O Blog do Gusmão, espaço virtual que sempre adotou uma postura crítica ao prefeito Newton Lima, desta vez, lhe congratula pela ousadia da proposta. Mudar a cultura da política ilheense é mais do que necessário, principalmente, em relação à grande parte da suposta classe média da nossa cidade, que por estar falida, vê na ocupação de um cargo na prefeitura, a saída para as agruras do dia-a-dia.

Solange, a ingrata

Solange participou ativamente da campanha de Magal.
Gravou vídeos, propaganda de rádio, segurou bandeirinha e desfilou no "magamóvel" durante uma caminhada. O olho grande do seu empresário manipula e estimula a gaguinha, nos atos de ingratidão, contra as pessoas que lhe ajudavam, quando ela não aparecia na TV.

Ontem o site Pimenta na Muqueca informou que Solange, a gaga de Ilhéus, prestou queixa na delegacia contra Fábio Magal, alegando crime contra os seus direitos autorais (clique aqui).

Na acusação, ela afirma que foram feitas cópias em DVD do seu depoimento - em que espontaneamente declara apóio a Magal - para comercialização.

Vale lembrar que este blogueiro gravou o depoimento, e postou no youtube.

O motivo dessa mudança de postura, não está em Solange, pessoa muito simples que tem dificuldades para compreender certas situações, surgiu do seu empresário, o sr. Fernando Fé.

No dia 28 de setembro, recebi uma ligação de Fernando, exigindo que fossem passadas para ele, sem qualquer ônus, todas as gravações que fiz de Solange, e que foram postadas no youtube, e também, que eu assinasse uma autorização liberando as imagens para uso comercial. Não aceitei a exigência, pois quando os vídeos foram produzidos, ele não era responsável pela "carreira" dela.

Expliquei que o material estava disponível no youtube, a todos, só que em baixa resolução. Caso ele desejasse maior definição de imagem, eu poderia fornecer, mas, teria custos.

É daí que surge a insatisfação de Solange, aliás, do seu empresário.

Na reta final da campanha, Fábio Magal encomendou mil cópias em DVD, do depoimento de Solange apoiando sua candidatura. Os discos foram distribuídos gratuitamente em vários bairros de Ilhéus, contendo apenas um clipe de fotos do candidato, e o apoio da gaga, portanto, tratava-se de um material promocional, onde o número de Magal era constantemente lembrado. Sendo assim, não haveria a mínima condição de ser comercializado. Vale ressaltar, que só um maluco, ousaria produzir um DVD e vendê-lo no varejo. Nos dias de hoje, a pirataria inviabiliza completamente qualquer intenção de lucratividade no ramo.

Em represália a atitude gananciosa do empresário Fernando Fé, retirei os vídeos da gaga - produzidos por mim - do youtube. Esse material chegou a ser exibido nas redes Bandeirantes, TV e Record de televisão (clique aqui e veja). Nunca ganhei nada com isso - nem sequer um agradecimento nos programas que ela participou - apenas quis ajudar uma mulher humilde, a ter uma casa melhor.

Infelizmente, a ambição do seu representante, me impede de continuar ajudando a gaga de Ilhéus.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Jamil explica encontro com Newton

O presidente do PP de Ilhéus contou a este blogueiro que o encontro com o prefeito se deu através de um convite.

"Não fizemos uma visita, fomos chamados."

Jamil Ocké afirmou que os "pepistas" não foram pedir nada, apenas conversaram.

Comentário do Blog.

O papo deve ter sido muito proveitoso. Imagino que o prefeito fez questão de mostrar as fotos dele e de Pai Cidão, em frente à Casa Rosada (sede do governo argentino).

Quase parando

As articulações que definirão o novo presidente da câmara de vereadores de Ilhéus estão quase paralisadas.

A possibilidade de aumento do número de cadeiras (de 13 para 17) dará um novo rumo à disputa.

Aldemir Almeida e Alisson Mendonça aguardam a decisão da justiça, pois uma nova formação poderá reacender as chances de ambos, para assumir o comando do legislativo municipal.

No quadro atual, onde treze nomes estão garantidos, o vereador Jailson Nascimento é o favorito.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

PP procura Newton 2

O PP de Ilhéus não foi pedir cargos ao prefeito Newton Lima.

Foi desejar feliz natal e um próspero ano novo.

Os "pepistas" também queriam saber detalhes da visita do gestor a Buenos Aires. Perguntaram se ele ficou emocionado diante do túmulo de Evita, no cemitério de Recoleta, e se comprou alguma coletânea de Gardel.

Como dizia minha vó: tem cada uma!

IML diz que índio assassinado teve morte natural

A impunidade prevalece.

Um escândalo que a grande mídia ignorou.

Deu no Vi o mundo.

Aldo da Silva Mota foi assassinado em 2003, em Roraima. Ele foi atraído em uma emboscada. Morto, foi enterrado na propriedade de um dos invasores da terra indígena Raposa/Serra do Sol, conhecido como Chico Tripa. Nenhum dos acusados foi julgado até hoje.

O corpo de Aldo foi levado para o IML de Boa Vista, que divulgou um laudo dizendo que Aldo tinha morrido de morte natural. O corpo teve que ser transferido para Brasília para que um novo laudo constatasse a verdade: Aldo foi assassinado a tiros.

Essa história surreal é um exemplo da impunidade no Brasil. A mídia corporativa brasileira foi atrás? Lógico que não, né. Índio não compra jornal, nem coloca anúncio em emissora de rádio. Índio não é consumidor, nem financia campanha eleitoral.

Mais detalhes, clique aqui.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A volta de Negro Damião

O blog Negro Damião está de volta.

Ele nos enviou um e-mail:

Turma dos blogs

estou de volta e peço a ajuda de vocês.
Divulguem o meu retorno.

Negro Damião.

Para acessar o nego maluco clique aqui.

Alguns radialistas e os blogs 2

Recuperação da credibilidade
(texto extraído do livro Manual de Radiojornalismo - produção, ética e internet, de Heródoto Barbeiro e Paulo Rodolfo de Lima).

"O Radiojornalismo não tem a mesma credibilidade do jornalismo impresso." Esta é a opinião do professor da Universidade de Barcelona e estudioso de rádio, Armand Balsebre. Eis as barreiras, na opinião do professor Balsebre, que os jornalistas de rádio precisam ultrapassar para se igualar aos outros meios:

O radiojornalista não trabalha com fontes próprias.

Só usa fonte de informação para processar suas notícias.

Ignora a distinção entre a fonte primária e a secundária.

Valoriza mais o jornalismo de redação do que o jornalismo de rua.

Valoriza mais o imediatismo do que a confirmação da notícia.

O jornalismo de rua é feito em coletivas de imprensa.

Comentário do Blog.

"O jornalista tem o dever de repudiar o plágio, citando a fonte de qualquer reprodução".

Alguns âncoras e noticiaristas de rádio desconsideram, ou talvez, não conheçam esse dever essencial, presente na declaração dos deveres e direitos dos jornalistas.

Encerro aqui o assunto. As fontes para a composição do texto foram citadas. Os incoerentes não.

Acorda Meu Povo completa 1 ano

O blog do jornalista e ambientalista Paulo Paiva (acordameupovo) completou 1 ano de atividade.

Para marcar a data, ele nos brinda com uma importante reflexão sobre a estátua do Cristo Redentor de Ilhéus.

O importante cartão postal, surge como ponto de partida para a necessidade de adotarmos o crescimento sustentável como via única de desenvolvimento.

Para ler, clique aqui.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

PP procura Newton

O PP de Ilhéus procurou o prefeito Newton Lima, hoje à tarde, para buscar uma aproximação com o governo.

Com os olhos bem maiores do que as barrigas, os "pepistas" ouviram de Newton um pedido de espera:

" Vamos aguardar a reforma administrativa".

Marisqueiros e pescadores não querem Jabes Ribeiro na Bahia Pesca

Do site de Janio Lopo.

Marisqueiros e pescadores invadiram agora pela manhã a sede da Bahia Pesca, em Ondina, num ato que eles mesmos consideram de cunho reivindicatório e político. Eles acusam grandes empresários, "com a complacência do Estado", de ocuparem as áreas onde atuam, ameaçando assim o fim da pesca artesanal. Protestam também contra a transposição das águas do rio São Francisco e condenam a saída de diretores do Bahia Pesca, órgão ligado à Secretaria de Agricultura, com o desligamento da pasta de Geraldo Simões. Por fim, querem a imediata saída do atual presidente da entidade, Jabes Ribeiro, ex-prefeito de Ilhéus, cuja administração tacharam de desastrosa, eivada de irregularidades e evidências de práticas de corrupção.

Campeonato Baiano 2009: Colo-Colo fará estréia no dia 18 de janeiro

A federação baiana de futebol divulgou hoje a tabela e o regulamento para a competição do próximo ano.

O Colo-Colo vai estrear fora de casa, no dia 18 de janeiro (domingo), contra o Ipitanga. O local da partida ainda não foi definido, uma vez que o Ipitanga está procurando um local para sediar suas partidas, pois Madre de Deus, cidade onde sempre jogou, já possui um representante na 1ª divisão do futebol baiano.

Conheça o regulamento:


I – Fase de Classificação – Os 12 Clubes jogarão entre si, no sistema de ida e volta, classificando-se para a fase semifinal, os 04 clubes melhores colocados;


II – Fase Semifinal – Os 04 clubes melhores colocados disputarão as duas vagas da fase final. Para tanto o 1º enfrentará o 4º e o 2º enfrentará o 3º em partidas de ida e volta;


III – Fase Final – Os 02 clubes classificados da fase semifinal se enfrentarão no sistema de ida e volta, onde o melhor colocado será o campeão da competição.

Veja a tabela.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Alguns radialistas e os blogs


Este blogueiro está desapontado com alguns companheiros do rádio ilheense, que lêem as postagens dos blogs em seus programas, sem indicar a fonte.

Desse jeito é fácil labutar na "latinha", basta abrir o microfone e acessar os blogs.

O site Pimenta na Muqueca é a maior vítima desta incoerência. Tem gente que só sabe trabalhar irradiando a apimentada "muqueca". Que coisa feia!

Façam como Vila Nova, transformem o conteúdo da blogosfera em uma atração à parte. Sejam profissionais.

Pretendemos gravar os abusos e postar aqui.

Newton e Magno em rota de colisão

O prefeito de Ilhéus Newton Lima não está nada satisfeito com o presidente do seu partido, o rodoviário Magno Lavigne (PSB).

Informações palacianas dão conta de que o "visconde das pombinhas" está cobrando empenho do gestor municipal, na eleição para a presidência da câmara.

O problema está na "alergia" que os vereadores causam no prefeito. Não passa pela cabeça do "Homem" ter que negociar com os edis gulosos, além do mais, acha que não é necessário ter um aliado no comando do legislativo, pois sua administração nunca foi ameaçada pelo atual presidente, o oposicionista Alisson Mendonça do PT.

Fica aqui uma dúvida: essa atitude representa a visão republicana, que prefere uma relação independente com os demais poderes, ou é simplesmente um "calundu"?

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Segunda estarei de volta

Este blogueiro anda muito ocupado.

"Aranha vive do que tece".

Na próxima segunda-feira voltarei a escrever.

A cabeça está repleta de novas idéias.

Um abraço a todos!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sobre a entrevista de Carlinhos Freitas

O competente secretário de serviços públicos Carlinhos Freitas - aquele que está doido para me dizer uns desaforos - concedeu uma entrevista, no mínimo hilária, hoje pela manhã na rádio Baiana de Ilhéus.

Os ouvintes que ligaram elogiando Carlinhos três p..., foram reverenciados como pessoas dignas e maravilhosas. Aqueles que tiveram a coragem de criticá-lo, foram chamados de politiqueiros e mentirosos.

O secretário com pinta de xerifão assumiu que costuma colocar "maleducados" para fora da sua sala, para isso, basta falar alto como ele.

Pelo excelente trabalho que vem fazendo, não há motivos para andar tão nervoso.

Calma Carlinhos!

Interessante também foi ouvir o apresentador Jarles Soares (ex-valderiquista roxo) ensaiando elogios ao prefeito Newton Lima.

Nos últimos dias de Val, Jarles chamava Newton de traidor. Costumava zombar do vice, por não estar recebendo os salários, bloqueados pela turma do governo passado.

O mundo dá muitas voltas!

Pois bem. Sei que Newton e Carlinhos são afins, e gozam de estilos parecidos, mas, vai aqui uma sugestão: mantenham o homem da limpeza longe dos microfones, pois ele é muito bom no trecho.

Vai daqui o meu abraço para o amigo Salomão Batista, radialista bom de argumentos e de voz, comandante do jornalístico matinal da rádio Baiana.

Bel sumiu

O vereador eleito Bel sumiu da sua base, o bairro Teotônio Vilela.

Estressado, o futuro edil não suportou o intenso pede-pede na porta de sua residência, e as constantes brigas e discussões por uma vaga em sua assessoria.

Alguns afirmam que está em Itabuna, outros dizem que foi para Itacaré.

Volta logo Bel!

Centenas de curriculuns estão à sua espera.

Elas fazem o que querem

Fonte: Sarrafo na Madrugada.

As irmãs siamesas, São Miguel e Viametro, pintam e bordam com a população ilheense.

A quem pertence a Viametro?

A empresa São Miguel nós sabemos a quem pertence. Ela domina e faz o que quer com o transporte coletivo em Ilhéus.

Vale transporte com data de expiração, quem não usar perde os créditos. Só o proprietário do cartão pode usar. Transporte cidadão só no horário dela, os doentes que se lasquem. O diretor da São Miguel agora também é perito do INSS, cartão gratuidade só se for aleijado, e por ai vão as sandices praticadas.

Não se ouve a voz de nenhum radialista, nenhum jornalista, nenhum vereador e nenhuma autoridade do executivo, contra essas aberrações.

A população precisa se organizar e entrar com uma queixa no Ministério Publico, com ação na Justiça comum, para acabar com esta esculhambação.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Timão e Hamilton, tudo a ver!

Ontem, confesso que torci muito para o Felipe Massa.

Sofri na última volta, e lamentei quando Hamilton ultrapassou Glock, tirando o título do brasileiro.

Hoje, assistindo o programa Linha de Passe do canal ESPN-Brasil, tive acesso a uma informação que me deixou muito arrependido.

O jornalista Juca Kfouri contou que no ano passado, Felipe Massa ficou muito contente quando o meu querido CORINTHIANS foi rebaixado para a segundona do brasileirão. Seu contentamento foi tão grande, que chegou a dizer:

" Nunca me diverti tanto na vida!"

Fiquei desconcertado. Como pude torcer por um cara que teve a coragem de zombar do meu glorioso alvinegro do Parque São Jorge, no momento mais triste de sua história?

Fazer pouco caso, do sofrimento de 23 milhões de corações Corintianos é um pecado que merece castigo. E ele veio.

Agora, percebo que o lugar-comum "Deus escreve certo por linhas tortas" tem muito a ver com o que ocorreu ontem, pelo menos para mim.

Amigos visitantes, pode parecer besteira, mas, não é. Nunca devemos achar graça, do infortúnio alheio. O troco sempre vem, amargo e marcante.

Já que falei em Deus:

Deus salve a Rainha! Viva Lewis Hamilton!

Ps: Só pra lembrar, Ayrton Senna era CORINTIANO.

Convocação

Atenção Presidentes e associados das associações de moradores e agricultores filiadas ao Conselho Municipal de Desenvolvimento de Comunidades rurais de Ilhéus, o Presidente do CONDECORI, convida a todos para participares da região ordinária a realizar-se no dia 04.11.2008, ás 09:00 horas, no Auditório da Fundação Cultural de Ilhéus, tendo como pauta:

1- Apresentação do projeto da agroindústria de derivado da mandioca, mais síntese da comissão formada por membros do CONDECORI; COOFASULBA E EBDA, a respeito da visita em Vitoria da Conquista, em uma fábrica semelhante a que será implantada em nosso município);

2- Apresentação dos técnicos da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), para regularização fundiária em nosso município ( medição de terra);

3- Escolha das comissões que irão participares da FENANGRO/SALVADOR; VISITA TÉCNICA EM JETIBÁ/ ESPIRITO SANTO(horticultura) e Cuiabá /Mato Grosso(empreendedorismo );

4- Escolha da comissão para organização da festa de confraternização do ano de 2008.


Gildeon Farias – DERO

sábado, 1 de novembro de 2008

5000 visitantes únicos


O Blog do Gusmão está todo contente.

No mês de outubro atingiu a marca de 5000 visitantes únicos (para ser mais preciso 5010).

Isto significa que nos últimos 30 dias, 5000 computadores visitaram este espaço.

Internautas residentes em 110 cidades brasileiras, ou espalhados por 22 países, costumam ver o nosso conteúdo.

Os dados foram colhidos através do Google Analytics.

Agradecemos a todos os visitantes e irmãos de blogosfera que prestigiam o nosso trabalho.

Um forte abraço.

Emílio Gusmão