segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Ilhéus registra 1175 casos de violência contra a mulher em 2009

Entre os meses de janeiro a julho deste ano (2009), a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), de Ilhéus, registrou 1175 ocorrências em que mulheres foram agredidas.

A delegada Ângela Lopes (foto) adverte que estes dados não são conclusivos, pois faltam
queixas registradas na 7ª Coorpin e no Ministério Público Estadual.

A justificativa para o número alto de ocorrências se deve à conscientização da mulher sobre seus direitos como cidadã, já que estão perdendo o medo e a vergonha de denunciar.


“Tínhamos um número alto de queixas, mas não podemos ignorar que os meios de comunicação têm ajudado no esclarecimento, sobretudo na divulgação da lei Maria da Penha, que cria mecanismos que encorajam a mulher a procurar a delegacia”, explicou Ângela Lopes.

A localização da DEAM (avenida Osvaldo Cruz, nº 43, no bairro Cidade Nova), hoje separada da 7ª Coorpin (centro da cidade), facilita o trabalho. Segundo a delegada, no centro
"as mulheres ficavam inibidas para procurar a delegacia porque era tudo num mesmo espaço. Aqui elas se sentem mais à vontade porque tem um atendimento diferenciado e as ocorrências são do mesmo gênero”. (Com informações do jornal A Região, enviadas por Maria José da Hora Oliveira).

Nenhum comentário: